Descrição
RENATA AGUILAR
Compreender como o aluno aprende e os marcos de desenvolvimento é fundamental dentro da área acadêmica e clínica. A Neuropsicopedagogia é uma ciência transdisciplinar com foco e objetivo pautado na relação do cérebro com a aprendizagem humana. A demanda dos professores é muito grande e isto se traduz em muitas dificuldades escolares sejam simples como a não compreensão de determinados assuntos, quanto à adaptação de currículo, diante das novas necessidades. Em busca de melhores estratégias, vimos uma crescente na área da Neurociência com um olhar para a escola, como o aluno aprende, como se desenvolve e como os estímulos adequados podem favorecer este aprendizado. O tema abordado e desenvolvido é de suma importância, pois visa contribuir para uma melhoria na aprendizagem, favorece vínculos entre os professores e alunos, intensifica a socialização entre pares, contribui para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais como tomada de decisões e empatia em situações de conflito. Compreender o quanto a afetividade pode trazer grandes contribuições para a área escolar é uma proposta que é muito tratada em artigos e na teoria, porém ainda há um árduo caminho a ser percorrido na relação professor-aluno-especialista. Unir três áreas tão importantes traz um novo olhar para a escola, um caminho, uma tríade entre Neurociência, Psicologia e Pedagogia. Quem ganha? Todos. Enfim, o grande princípio da aprendizagem é dar sentido, dar significado, aprender tem que fazer sentido, tem que ter afeto, tem que ter emoção. Boa leitura!
Avaliações
Não há avaliações ainda.