Descrição
A interação de professores e alunos dos Institutos de Física e de Psicologia da USP tem um antecedente histórico no trabalho sobre Ensino de Física baseado na proposta behaviorista de Instrução Programada, que foi testada com a participação de Carolina Bori, Amélia Hamburger e alunos de pós-graduação.
O objetivo era experimentar e avaliar, no contexto do ensino de Física, a adequação e os resultados de um instrumento de ensino desenvolvido na Psicologia. Não se tratava, portanto, de um trabalho conjunto interdisciplinar e sim de uma cooperação multidisciplinar.
Nos trabalhos focados neste livro, entretanto, as reflexões foram produzidas por meio de trocas entre conhecimentos da Física e da Psicologia com o objetivo de compreender a ontogênese humana constituída em um processo interacional. Emergiram instrumentos conceituais como foi o caso do construto campo social de interações que integrou a análise de ações individuais e coletivas em uma lógica de constituição simultânea dos indivíduos e seu contexto, perspectiva tão cara à compreensão do ser humano. Portanto, o novo saber aqui produzido poder ser considerado um ensaio de interdisciplinaridade.
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