Descrição
Renata Aguilar
288 p. : il. ; 23 cM
R$ 150,00
ISBN 978-65-5934-074-3
1. Alfabetização. 2. Psicomotricidade. 3. Literacia. 4. Crianças – Desenvolvimento.
Ler e escrever tornaram-se aspectos tão essenciais neste mundo tão tecnológico e digital que pode ser confundido claramente com um ato automatizado.
Percebe-se que as pessoas, especificamente em nosso país, leem e escrevem cada vez menos.
Muitas perguntas começam a surgir após pelo menos 40 anos de estudo sobre a aquisição da linguagem escrita.
Entre elas estão: por que os alunos aprendem a ler primeiro do que escrever? Quais habilidades são necessárias para que uma criança possa aprender a ler e a escrever?
Os dados apresentados nas avaliações realizadas pelo ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) ou pela pesquisa do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007), com o objetivo de indicar a qualificação do ensino no Brasil, apresentam dados alarmantes e preocupantes: os de nossas crianças e jovens com deficiência grave na leitura e na escrita.
Será que todos estes diagnósticos que o professor recebe atualmente são verdadeiros? Aumentou significativamente o número de crianças e jovens com déficit de atenção, hiperatividade, transtornos ou algum tipo de síndrome. Como o professor poderá lidar com esta nova realidade?
Neste livro faremos uma reflexão e uma análise sobre a importância da psicomotricidade, da elaboração de planos de aula eficientes, como o cérebro aprende a ler e a escrever. Por que o método fônico é tão eficiente? Como elaborar projetos de alfabetização de forma a garantir a aquisição da leitura e escrita.
Buscaremos uma reflexão sobre o que está além da esfera da codificação e decodificação de símbolos — como os elementos da prosódia, por exemplo — com um olhar para uma leitura fluente, e compreensiva. Há métodos de alfabetização mais eficientes? Faremos uma avaliação crítica acerca da própria identidade da alfabetização, um percurso sobre as novas linguagens e o multiletramento frente à tecnologia; uma relação entre a Psicomotricidade, a Alfabetização, a Literacia e a Neurociência.
Avaliações
Não há avaliações ainda.